quarta-feira, 6 de julho de 2011

GUARDA MUNICIPAL PASSA A CONTAR COM 591 NOVOS AGENTES DE SEGURANÇA

Quarta-feira, 6 de Julho de 2011
Ano XVII - Edição N.: 3861
Poder Executivo
Capa
GUARDA MUNICIPAL PASSA A CONTAR COM 591 NOVOS AGENTES DE SEGURANÇA

Corporação do órgão passa a ter quase 2.400 guardas, que vão trabalhar na segurança de equipamentos públicos e no monitoramento do trânsito da capital

Uma formatura realizada na Praça da Estação na quinta-feira, dia 30, integrou 591 novos agentes de segurança ao contingente da Guarda Municipal de Belo Horizonte. Trinta mulheres e 561 homens vão contribuir para a segurança na capital, sendo que 150 deles serão responsáveis por trabalhar, junto aos agentes da BHTrans, no monitoramento do trânsito da capital. Com a integração dos novos agentes, a Guarda Municipal passa a contar com um efetivo de 2.391 guardas. A solenidade de formatura dos novos servidores contou com as presenças do prefeito Marcio Lacerda, do secretário municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, Genedempsey Bicalho, e do procurador geral da Justiça de Minas Gerais, Alceu José Marques, escolhido como paraninfo da turma de formandos, entre outras autoridades.
Os novos agentes passaram por quatro meses de treinamento ministrado pela Polícia Militar de Minas Gerais, em curso com duração de 500 horas-aula, onde foram abordados temas como jurídica, crimi­nalística, defesa civil, ética, cidadania, direitos humanos, defesa pessoal, gerenciamento de crises, legislação e fiscalização de trânsito. Além dos instrutores militares, inspetores da Guarda Municipal também ministraram aulas para os aprovados e atuaram como chefes de curso. Segundo o comandante da Guarda Municipal, Ricardo Belione, os novos agentes de segurança irão passar por um estágio supervisionado de 30 dias antes de se efetivarem em seus postos.
O prefeito Marcio Lacerda destacou a boa atuação da Guarda Municipal na capital. “Por meio de medidas preventivas, a Guarda Municipal consolida ações estratégicas e uma cultura de paz em nossa cidade. Os agentes estão presentes nas unidades de saúde, nas escolas municipais, nos parques e museus e isso garante segurança à população”, afirmou. O prefeito disse ainda que o efetivo deve ser ampliado, porque a Copa do Mundo de 2014 é um grande desafio e a cidade precisa estar preparada para receber com segurança os turistas e garantir tranquilidade aos cidadãos.
Alceu Marques, procurador geral da Justiça de Minas Gerais, aprovou os investimentos que estão sendo feitos pela Prefeitura para ampliar o trabalho da Guarda Municipal. “A Prefeitura de Belo Horizonte está buscando na Guarda Municipal um aliado para cumprir o compromisso com a paz social e o bem estar do cidadão. A guarda é um instrumento forte para que o poder público possa garantir a tranquilidade de todos”, afirmou.

Destaques
O prefeito Marcio Lacerda entregou, durante a solenidade de formatura, um certificado de destaque para os três melhores colocados no concurso para a Guarda Municipal. A primeira colocada entre as mulheres, Fernanda de Brito, contou que estudou durante dois anos antes de ser aprovada e afirmou ter gostado do treinamento. “A emoção de ter sido a primeira colocada foi muito grande. Nosso treinamento foi muito bom e as disciplinas ministradas foram muito interessantes”, disse. As melhores notas no curso preparatório foram conquistadas por Ramon Fernandes, que também recebeu um certificado de destaque. “As disciplinas acrescentam muito conteúdo. Vou tentar cumprir da melhor maneira meu dever e contribuir para o crescimento da instituição”, afirmou ele.

Atuação
A Guarda Municipal está presente na maioria das escolas, unidades de saúde, parques, museus e cemitérios da capital, além de atuarem na segurança de alguns prédios da administração municipal. A Guarda Municipal foi criada em 2003 com o objetivo de garantir a proteção dos funcionários e usuários dos serviços públicos, bem como a preservação do patrimônio do município, evitando conflitos e atos de vandalismo. A interação da Guarda com as polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros resulta em um trabalho mais eficiente na prevenção e controle da transgressão e dos chamados pontos de tensão social.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, Genedempsey Bica­lho, a instituição recebeu indicações do Ministério da Justiça para levar a experiência das ações realizadas em Belo Horizonte para outros municípios do país. Bicalho também destacou a boa preparação do contingente da guarda. “Aqui em Belo Horizonte, o guarda municipal tem uma preparação muito além daquilo que normalmente se vê nessa atividade. O agente hoje tem em média quatro cursos por ano, além de fazer uma reciclagem obrigatória anual de 80 horas-aula”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário